01/11/2021 às 21:48 Dicas

Como Escolher o Fotógrafo para o seu Casamento - PARTE 1 - Não caiam nessas armadilhas

74
7min de leitura

Olá noivinhos, resolvi escrever esse texto para ajudar vocês sobre como escolher o profissional a eternizar suas melhores escolhas. Obviamente, gostaria que todos fechassem comigo, mas será que o meu perfil como fotógrafo e pessoa atende a todo tipo de cliente? Vamos falar sobre isso e descobrir como identificar o perfil certo para você, independente qual seja. Aqui não tenho como propósito vender o meu serviço, e sim, clarear coisas que devem ser consideradas na hora da contratação. 

vestido de noiva no making


Tire um tempinho para ler com calma, são apenas 7 minutinhos, pois irá te polpar uma escolha que não se adapte às suas expectativas.

Primeiramente, não adianta gastar um valor altíssimo em vestido, terno, buquê, "makup", decoração, ornamentação, detalhes mil, um salão grande, uma banda perfeita, uma iluminação de alta qualidade e chegar na hora do registro querer economizar e fechar com o mais barato, sendo que as vezes nem há uma grande diferença entre esse e aquele que mais gostaram.

Fotógrafos e Filmakers mais capacitados valorizam suas escolhas, estão bem acostumados e entendem toda a importância do dia, portanto vale a pena investir nesses profissionais. Mas irei falar sobre um pouco de tudo logo abaixo.


Então vamos ao que interessa?

"Como decidir qual profissional irá fazer as minhas fotos?"

Opinião do fotógrafo profissional Luciano Marcenes

Parte 1 - Comportamental

Normalmente o primeiro contato é virtual, você descobre em pesquisas pela internet ou recebe alguma indicação de amigos. Lembre-se: o fotógrafo ideal para outros pode não ser o fotógrafo ideal pra você. O primeiro contato se dá por trocas de mensagens, e somente por aí você não conseguirá verificar o primeiro e mais importante item da nossa lista: 

"Tem carisma? É simpático e agradável? O santo bateu?" 

Não adianta gostar muito do trabalho se não gostar muito de quem o realiza. Alguns profissionais são pessoas difíceis de se lidar e isso fica claro logo nas primeiras conversas, colocam dificuldades em tudo, nunca tem tempo para atender, respondem sem grande entusiasmo ou muita vezes monossilábico. Podem parecer até não se importar com a venda, mas deixando bem claro, se importam com a venda, só não se importou com você. Sabe aquela pulga atrás da orelha? Então. Se sentir isso, não aceite esse.

Em algumas situações, mais vale o "segundo colocado" da sua lista, mas que houve uma excelente sinergia entre o profissional e o casal. É certo que esse conseguirá obter um melhor resultado de vocês. Pense, apesar do contrato ser para apenas um dia, ou três em casos de sessões externas, você terá que lidar com o profissional por meses.

E pensando ainda melhor: alguém que você não simpatizou é mesmo a pessoa que vai querer junto por pelo menos 12 horas em um dos dias mais importantes da sua vida? Contando uma parte da sua história que irá marcar várias gerações futuras? Se estiver em dúvida, a resposta é não. Nunca, absolutamente nunca, escolha tendo o preço como fundamental na decisão.

Caso não consigam uma reunião "ao vivo", seja por falta de tempo, ou por estar em outra cidade: Use a tecnologia, façam uma chamada por vídeo ao menos. Conversem, tirem todas as dúvidas, TODAS....MESMO. Mesmo que no momento não pareça tão importante. Pergunte, pergunte, pergunte, pergunte sempre que precisar saber algo.

Se vocês são pessoas mais extrovertidas, procurem alguém mais extrovertido. Porém o contrário já não se aplica: se são mais introvertidos, um fotógrafo mais "pra frente" com certeza irá ajuda-los a se soltar. No ensaio por exemplo, conseguir fotos mais naturais e menos "engessadas". Mas não estamos aqui pra falar de poses hoje. E pensando bem, um fotógrafo extremamente tímido poderá perder alguns momentos no dia por ter medo de estar em evidencia junto com vocês. Pois terá que subir no altar(se permitido), conversar com as madrinhas e padrinhos, na festa precisa lidar com várias pessoas ao mesmo tempo, falar em público, subir no palco, apenas para citar alguns exemplos.

Outro item importantíssimo: Quando você o procurou, obteve resposta de forma ágil? Se não, ao menos se preocupou em explicar a demora? O fato de justificar demonstra, mas não prova, que houve ao menos uma preocupação em responder.

A pessoa foi atenciosa e solícita? No geral, parece que fotógrafos não gostam de enviar orçamentos online. Sinceramente, não entendo. As vezes querem ganhar o cliente na venda ao vivo. Porém, se o preço estiver fora do orçamento, mesmo, nada há de ser feito e ambos apenas perderão um precioso tempo. Então, saiba quanto custa os seus escolhidos antes da reunião presencial. Pois agora a única questão é agendar as reuniões com os escolhidos e optar por aquele com quem vocês mais ficaram a vontade.

Fujam de "profissionais" que falam mal dos seus concorrentes e gastam tempo de reunião diminuindo o "companheiro" para se sobressair. O profissional deve falar de si, de como trabalha, da sua equipe, até dos seus hobbies se quiser e dizer porque vocês devem fechar com ele, mas sem citar outros. O foco deve ser no próprio trabalho. Um profissional de verdade e maduro na profissão, está seguro do valor que possui e agrega, ele jamais diminuirá o trabalho do concorrente e aliás, há chance até do concorrente ser elogiado, pois entende que não precisa estar acima, apenas atender as expectativas e se encaixar no perfil daquele cliente.

Percebendo qualquer tipo de enrolação, e mentiras: próximo da lista. Valorizem sinceridade, pessoas honestas fazem críticas ao próprio trabalho, e certo que alguém bem gabaritado ainda terá pontos a melhorar, e ele irá falar isso pra vocês sem medo. Mantenha desconfiança naquele perfeitinho demais, e se a esmola for muita...desconfie.

Esqueçam de vez essa conversa mole que ouvimos varias vezes:

 "Fecha comigo, pois minha câmera é melhor".

O papo de câmera X ser melhor que câmera Y, não pode colar(teremos um post comparativo sobre isso em breve), porém o leigo acaba acreditando. Na dúvida, pergunte ao Google. A melhor câmera do mundo não fará boas fotos nas mãos de um profissional sem o devido conhecimento e tempo de prática. Repetindo: fujam desse papo furado e olhem o resultado que tem sido entregue. A verdade está lá e não na marca do equipamento.

Existem também no meio os "cobridores de orçamentos". Mais um tipo que se deve correr pra bem longe, e alguns ainda oferecem para cobrir sem nem o cliente perguntar. A essa altura devo dizer: Jamais cubro orçamentos, afinal, o valor que cada um se dá, é o valor que cada um se dá, e não pode ser baseado no valor do outro. É um sinal de desonestidade quem pratica essa forma de venda. E apesar de parecer uma grande vantagem em forma de desconto, se o profissional tira demais do preço, sem você saber ele também retira do serviço, então pagará menos e também receberá menos e não estará ciente disso.

Um exemplo: o fotógrafo poderá "economizar" em cliques nas sessões ou no dia do evento. Pode também obter um álbum de menor qualidade para empatar os custos. Em resumo: deu desconto demais? Ao menos desconfie. Valor é valor, preço é preço. Se o preço vai muito abaixo do dito antes em orçamento, certo que este profissional não se da o devido valor. E ainda vai descontar no seu dia.

Agora o tipo mais difícil de identificar: aquele que só quer vender a qualquer custo. Conhecem a política da "Claro, Oi, Vivo, etc." ? Então sabem que eles fazem qualquer negócio para atrair o cliente. Tome desconto, tome um mundo de vantagens, ganhe isso, ganhe aquilo, mas "ops", e o serviço da fotografia que é o fundamental aqui? Esse "barato" pode lhe custar caro e este fotógrafo vai se mostrar da forma que acredita ser o que você procura, e alguns conseguem. Fiquem atentos. Pois um profissional de verdade possui opinião própria, dará sugestões com base nela, irá ajudar da forma que for possível mas jamais irá fingir ser o que não é. Podemos chamar esse de "Fotógrafo Político em Ano de Eleição": quer agradar todo mundo.

Entendam, somos prestadores de serviço, e alguns clientes nos tratam apenas como tal, o que sinto ser injusto. Nós somos ótimos ouvintes: várias vezes ouvimos desabafos de noivas, preocupações, ansiedades, nervos a flor da pele e tentamos acalmar tudo. Conosco, a noiva reclama do buquê(não somente, apenas um exemplo), o noivo reclama da noiva(rs), nos contam histórias, compartilhamos viagens(as vezes bem longas) para fotos. Sorrimos juntos, choramos juntos também, pois fazemos parte do dia tal como um convidado ou familiar e é um trabalho maravilhoso a ser realizado. Portanto, não consigo crer que somos apenas um prestador de serviços, por mais que não exista um laço de amizade longo, jantares, saídas pra balada ou convites para festas pessoais, vocês sempre se lembrarão do fotógrafo, as fotos estarão sempre presentes. ENTÃO ESCOLHA COM SABEDORIA E SEM PRESSA!

E por fim, se não se sentiu a vontade com o profissional: CORREEE!!! Não perca seu tempo.

Bom noivinhas(os), chegamos ao fim da primeira parte, curtam, compartilhem com os amigos que ainda irão se casar. Em breve estará no ar uma parte inteira relacionada a serviços, esse daria para fazer um livro. Vamos falar de preço, pagamento, qualidade, custo x beneficio, álbuns, equipamentos, contratos, experiência no mercado, sites e redes sociais, exclusividades, e algo mais.

Me mandem sugestões sobre novos temas que possuem interesse, aqui são quase 10 anos de experiência nesse meio, e tenho muito ainda a dizer. Críticas são sempre bem vindas. O zap está logo ali do lado, sintam-se a vontade para dar um oi!


Abraços do Marcenes



01 Nov 2021

Como Escolher o Fotógrafo para o seu Casamento - PARTE 1 - Não caiam nessas armadilhas

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

dicas profissionais escolha do fotografo

Quem viu também curtiu

16 de Mar de 2021

18 Dicas Para Ensaios de Pré Casamento

Quer falar diretamente comigo? Me chama no Whats
Logo do Whatsapp